Número de Mensagens : 1136 Idade : 39 Localização : Braga Ao volante de : Honda Civic 1.4 Dual Carb (DX do poder ) Data de inscrição : 04/12/2008
Assunto: Dupla Embraiagem Sáb Abr 04, 2009 12:03 pm
Texto retirado do site: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Um texto curto, simples, de facil compreensão e acima de tudo em "portusileiro"
Nas caixas manuais tipo engrenagem deslizante (em desuso total) e de engate por luva (atuais), desprovidas de sincronizadores, conhecidas também por "queixo-duro", cabe ao motorista igualar as rotações para uma engrenagem poder engrenar com outra ou uma luva encaixar-se na engrenagem respectiva.
Nas trocas ascendentes, é preciso apertar o pedal de embreagem, desengatar a marcha, tirar o pé da embreagem e esperar que o motor caia para a rotação que corresponde à velocidade do veículo na marcha a ser engatada. Logo em seguida aperta-se de novo o pedal de embreagem e passa-se a marcha. Portanto, o pedal de embreagem foi usado duas vezes, daí o termo dupla-embreagem.
O ouvido ajuda, mas se o carro tiver conta-giros fica mais fácil. Por exemplo, se a razão entre primeira e segunda for 1,5 (primeira 3:1 e segunda 2:1), esticando-se a primeira até 3.000 rpm, o momento certo de engatar a segunda será 3.000 / 1,5 = 2.000 rpm.
Para reduzir o processo é parecido. Após tirar de uma marcha e com o pé fora da embreagem, acelera-se o motor até à rotação que corresponda à velocidade do veículo na marcha a ser engatada. Usando o mesmo câmbio do exemplo acima, se o carro está a 2.000 rpm em segunda, acelera-se o motor para 3.000 rpm, aperta-se o pedal de embreagem de novo e engata-se a marcha. Novamente houve dupla-embreagem.
Os câmbios de competição e de motocicletas possuem um tipo de luva de engate, tipo poucos dentes e bem largos, que dispensam sincronizador do sistema ou pelo motorista. Os de moto, particularmente, nem têm neutro entre as marchas, por serem do tipo seqüenciais (só entre primeira e segunda é que há o neutro, mas na prática, em movimento, é virtualmente impossível de ser usado para dupla-embreagem). Em compensação, são engates mais bruscos e ruidosos. Mas nas reduções convém sempre dar um acelerada no motor para que -- novamente -- rotação e velocidade na marcha a ser engatada sejam iguais.
Só para uma idéia de como isso funciona bem, os Fuscas até 1952 não tinham nenhuma marcha sincronizada. Era o tempo todo na base da dupla-embreagem. Convém salientar que, se o processo for usado nos câmbios sincronizados, resultará que o desgaste dos anéis sincronizadores será nulo, pois não precisarão trabalhar -- o motorista é que fará isso por eles.
Atic 見習い – Apprentice
Número de Mensagens : 112 Idade : 42 Localização : Bombarral Data de inscrição : 07/02/2009
Assunto: Re: Dupla Embraiagem Dom Abr 05, 2009 4:07 pm
Muito giro sim senhor, com o tempo e prática consegue-se fazer bem rápido. COntudo será sempre no mínimo 2 vezes mais lento que uma passagem de caixa normal.
Portanto mim não usar nem querer saber do assunto. Aprendi para conseguir levar um carro 40kms sem embraiagem e poder trocar de caixa normalmente.
Nos carros com acelerador electrónico, ainda é pior, uma vez que o pedal demora até fazer o carro acelerar, daí que eu use uma coisa parecida mas com o acelerador, ou seja, em vez de andar a brincar com a embraiagem, limito-me a tocar um pouco mais cedo o acelerador. Devo dizer que n é fácil escolher quanto tempo e quanta pressão fazer, mas pronto, vai-se tentando.
A ideia destas técnicas é toda a mesma, REV MATCH, logo tudo o que jogue a favor e seja bem rápido é uma mais valia.
eirinha モデレータ - Moderador
Número de Mensagens : 1136 Idade : 39 Localização : Braga Ao volante de : Honda Civic 1.4 Dual Carb (DX do poder ) Data de inscrição : 04/12/2008
Assunto: Re: Dupla Embraiagem Seg Abr 06, 2009 11:46 am
esta tecnica usa-se mais em carro mais antigos sem sincronizadores ou entao em carros de competição com caixas que necessitem este tipo de trabalho. no meu nunca usei dupla embraiagem e nao tenciono usar, mas é sempre bom deixar as noções do que é isto ou aquilo para o pessoal entender do que se fala
®_$¡|va 見習い – Apprentice
Número de Mensagens : 315 Idade : 37 Localização : SMA Ao volante de : autocarros da BoaViagem Data de inscrição : 16/01/2009
Assunto: Re: Dupla Embraiagem Seg Abr 06, 2009 12:25 pm
eirinha escreveu:
esta tecnica usa-se mais em carro mais antigos sem sincronizadores ou entao em carros de competição com caixas que necessitem este tipo de trabalho. ...
nos de competição merecedores desse nome so se usa pra reduzir e mesmo assim é nos mais pobres... nos outros é p arrancar e ir à missa...
eirinha モデレータ - Moderador
Número de Mensagens : 1136 Idade : 39 Localização : Braga Ao volante de : Honda Civic 1.4 Dual Carb (DX do poder ) Data de inscrição : 04/12/2008
Assunto: Re: Dupla Embraiagem Seg Abr 06, 2009 12:57 pm
lool ou nao... ja vi usar isso num viper portanto...nao é propriamente rasca lol claro que tambem ja pode ser habito adquirido do piloto obviamente...
Atic 見習い – Apprentice
Número de Mensagens : 112 Idade : 42 Localização : Bombarral Data de inscrição : 07/02/2009
Assunto: Re: Dupla Embraiagem Seg Abr 06, 2009 1:04 pm
eirinha escreveu:
lool ou nao... ja vi usar isso num viper portanto...nao é propriamente rasca lol claro que tambem ja pode ser habito adquirido do piloto obviamente...
Mas usar porque sim ou porque era necessário? nos videos de pilotos a sério nunca vi nenhum usar.
touge_master 意欲を持つ- Aspirant
Número de Mensagens : 63 Idade : 36 Localização : Porto Ao volante de : Seat Ibiza 1.4 16V Data de inscrição : 16/01/2009
Assunto: Re: Dupla Embraiagem Seg Abr 06, 2009 1:12 pm
Atic escreveu:
eirinha escreveu:
lool ou nao... ja vi usar isso num viper portanto...nao é propriamente rasca lol claro que tambem ja pode ser habito adquirido do piloto obviamente...
Mas usar porque sim ou porque era necessário? nos videos de pilotos a sério nunca vi nenhum usar.
O famoso Gan-San de Best Motoring faz sempre reducoes com double clutch, mas ja deve ser vicio do homem, e tambem muita habilidade, nunca vi ninguem usar double clutch tao bem e tao rapido como ele.
Atic 見習い – Apprentice
Número de Mensagens : 112 Idade : 42 Localização : Bombarral Data de inscrição : 07/02/2009
Assunto: Re: Dupla Embraiagem Seg Abr 06, 2009 2:39 pm
Nos carros a sério nem é preciso embraiagem é só carregar na patilha
Mas acho que vale a pena pelo exercício de pés. demora algum tempo, mas chega-se lá, e ganha-se aquilo que chamo de rapidez de rally
®_$¡|va 見習い – Apprentice
Número de Mensagens : 315 Idade : 37 Localização : SMA Ao volante de : autocarros da BoaViagem Data de inscrição : 16/01/2009
Assunto: Re: Dupla Embraiagem Ter Abr 07, 2009 10:42 am
tas a falar tipo isto?
Atic 見習い – Apprentice
Número de Mensagens : 112 Idade : 42 Localização : Bombarral Data de inscrição : 07/02/2009
Assunto: Re: Dupla Embraiagem Ter Abr 07, 2009 5:58 pm
Tinha saudades desse vídeo! De facto não chego nem aos calcanhares, mas esse trabalho de pés só é possível em carros mais antigos, ou sendo recentes, amplamente modificados a nível electrónico, caso contrário ao fim de 100m está o painel todo aceso e o carro parado.
Mas na ceifeira tentei aproximar-me desse tipo de condução e ao fim de uns 10 000kms em terra comecei a entender-me com os pedais e os pés e tirar algum tempo nos troços. Agora já perdi novamente a prática toda.
eirinha モデレータ - Moderador
Número de Mensagens : 1136 Idade : 39 Localização : Braga Ao volante de : Honda Civic 1.4 Dual Carb (DX do poder ) Data de inscrição : 04/12/2008
Assunto: Re: Dupla Embraiagem Qua Abr 08, 2009 12:15 pm
eu ja tentei por um bom tempo fazer este tipo de dança de pés nas reduções em andamento do dia a dia devagarinho pra fazer tudo com calma. mas nao consegui achar justificação para esse tipo de actuação no meu carro pelo que tenho visto é maioritariamente usado em carros que nao usam sincronizadores (como o fiat topolino por exemplo) ou em carros com caixas de dentes rectos por forma a nao deixar arranhar ao entrar, nao deixando danificar material.
penso que mesmo no antigo etcc (pois ja nao acompanho isso ha quase dois anos e até ja é wtcc) os bmw de caixa em H, ao invés duma sequencial dos alfa romeo, penso e repito PENSO que usavam o double clutch. portanto continua a duvida...carros de competição mais recentes precisarao ou nao desta tecnica?
sei que vi uma altura uma report dum jornalista que testou um saxo kit car e que lhe foi dito para usar sempre o pedal de embraiagem nas passagens de caixa para poupar material mas que em competição o piloto (se a memoria nao falha na altura armindo araujo) nao usava o pedal sequer. mais uma cena para me atrofiar o cerebro nesta questao lol
®_$¡|va 見習い – Apprentice
Número de Mensagens : 315 Idade : 37 Localização : SMA Ao volante de : autocarros da BoaViagem Data de inscrição : 16/01/2009
Assunto: Re: Dupla Embraiagem Qua Abr 08, 2009 12:46 pm
ai que vendaval que anda nesses teus carretos...
eirinha escreveu:
pelo que tenho visto é maioritariamente usado em carros que nao usam sincronizadores (como o fiat topolino por exemplo) ou em carros com caixas de dentes rectos por forma a nao deixar arranhar ao entrar, nao deixando danificar material.
pah... dentes direitos ou helicoidais só influencia a potência dissipada e o barulho que estes fazem a rodar... em nada o corte dos dentes dos carretos tem a ver com a sua engrenagem...
eirinha escreveu:
penso que mesmo no antigo etcc (pois ja nao acompanho isso ha quase dois anos e até ja é wtcc) os bmw de caixa em H, ao invés duma sequencial dos alfa romeo, penso e repito PENSO que usavam o double clutch. portanto continua a duvida...carros de competição mais recentes precisarao ou nao desta tecnica?
sei que vi uma altura uma report dum jornalista que testou um saxo kit car e que lhe foi dito para usar sempre o pedal de embraiagem nas passagens de caixa para poupar material mas que em competição o piloto (se a memoria nao falha na altura armindo araujo) nao usava o pedal sequer. mais uma cena para me atrofiar o cerebro nesta questao lol
qual o probelma de uma caixa em H n usar embraiagem? o movimento que se faz para selecionar em nada tem a ver como a selecção é feita... aquilo que tu falas é de caixas de crabbots... essas n precisam do pedal esquerdo senao para arrancar... têm é um desgaste muito grande por causa disso, daí o jornalista ter usado o pedal... é que uma caixa completa dessas custa uns bons milhares de euros...
o exemplo n é bom mas acho que se consege perceber
eirinha モデレータ - Moderador
Número de Mensagens : 1136 Idade : 39 Localização : Braga Ao volante de : Honda Civic 1.4 Dual Carb (DX do poder ) Data de inscrição : 04/12/2008
Assunto: Re: Dupla Embraiagem Sex Abr 10, 2009 5:22 am
nao vai vendaval nenhum lol quando nao se sabe pergunta-se e nao ha que ter vergonha nenhuma disso
la vou ter que ir ao google ver que tipo de caixa é essa que falas
quanto ao nao usar a embraiagem, penso que foi o que me querias mostrar no video embora nao pudesse ver claramente isso devido a pouca qualidade de imagem, e tambem reparei que a caixa é em H (pensava que neste carro era sequencial ja mais uma coisa que aprendi). ja tentei por algumas vezes meter mudanças no meu carro usando apenas o acelerador mas nunca consegui, apenas vai para ponto morto e nao entra mais nenhuma sei que temos de igualar a rotação do motor com a velocidade a que o mesmo ta a rolar mas nunca consegui, embora nunca tenha tentado mesmo a serio pois nao tenho vontade de dar ainda mais cabo do material eheh
eirinha モデレータ - Moderador
Número de Mensagens : 1136 Idade : 39 Localização : Braga Ao volante de : Honda Civic 1.4 Dual Carb (DX do poder ) Data de inscrição : 04/12/2008
Assunto: Re: Dupla Embraiagem Sex Abr 10, 2009 5:35 am
na continuação da conversa encontrei uma conversa interessante neste forum que permitiu-me esclarecer algumas questões [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
e vim a ter um bocadinho muito pequeno de acerto quando referi os 320i lol eu sabia que havia algo neles ou seja têm caixa em H mas com crabots o que torna a caixa muito boa
®_$¡|va 見習い – Apprentice
Número de Mensagens : 315 Idade : 37 Localização : SMA Ao volante de : autocarros da BoaViagem Data de inscrição : 16/01/2009
Assunto: Re: Dupla Embraiagem Sex Abr 10, 2009 6:08 am
isso de trocar caixa num carro normal sem pedal da esquerda e relativo... nos PSA é uma complicação e arranha sempre... num vag já parece que é quase de crabots... é só dar o jeito é lá tá ela... se for com tacto nem manda soluço...
Atic 見習い – Apprentice
Número de Mensagens : 112 Idade : 42 Localização : Bombarral Data de inscrição : 07/02/2009
Assunto: Re: Dupla Embraiagem Sex Abr 10, 2009 4:49 pm
eirinha escreveu:
sei que temos de igualar a rotação do motor com a velocidade a que o mesmo ta a rolar mas nunca consegui, embora nunca tenha tentado mesmo a serio pois nao tenho vontade de dar ainda mais cabo do material eheh
Errado, nos carros que tenho experimentado é preciso metê-las 500rpm acima, o que significa dar um toque até pelo menos 1000rpm acima.
Número de Mensagens : 176 Idade : 41 Localização : ferreiros/braga Ao volante de : toyota corolla 2.0d4d Data de inscrição : 15/01/2009
Assunto: Re: Dupla Embraiagem Sáb Abr 11, 2009 7:18 am
Atic escreveu:
eirinha escreveu:
sei que temos de igualar a rotação do motor com a velocidade a que o mesmo ta a rolar mas nunca consegui, embora nunca tenha tentado mesmo a serio pois nao tenho vontade de dar ainda mais cabo do material eheh
Errado, nos carros que tenho experimentado é preciso metê-las 500rpm acima, o que significa dar um toque até pelo menos 1000rpm acima.
ta correcto pois eu no fiat uno k tive tb metia as mudanças sem carregar no pedal de embraiagem tinha k tar mais o menos nas 1000rpm para as meter,e na mitshubishi canter tb consigo fazer isso mas tem k tar a volta das 800rpm ou nas 2000rpms e manter o acelarador ai nas 2000mil se n n entra........
eirinha モデレータ - Moderador
Número de Mensagens : 1136 Idade : 39 Localização : Braga Ao volante de : Honda Civic 1.4 Dual Carb (DX do poder ) Data de inscrição : 04/12/2008
Assunto: Re: Dupla Embraiagem Sáb Abr 11, 2009 1:38 pm
mas é necessario fazer dois passos? ou seja meter pra ponto morto e de seguida levantar entao as rpm pra tentar engrenar a mudança seguinte? nao ficou claro no video. mas daqui a bocado testo isso
Atic 見習い – Apprentice
Número de Mensagens : 112 Idade : 42 Localização : Bombarral Data de inscrição : 07/02/2009
Assunto: Re: Dupla Embraiagem Sáb Abr 11, 2009 1:52 pm
O que estamos agora a falar nem tocamos na embraiagem, é só acelerar e quando as rpm's estão a cair meter a mudança.
eirinha モデレータ - Moderador
Número de Mensagens : 1136 Idade : 39 Localização : Braga Ao volante de : Honda Civic 1.4 Dual Carb (DX do poder ) Data de inscrição : 04/12/2008
Assunto: Re: Dupla Embraiagem Seg Abr 13, 2009 3:25 pm
ah!!!! ok agora tou a entender melhor... ainda agora cheguei a casa e lembrei de tentar passar de 4ª pra 5ª sem embraiagem...subi as tais mil rpm acima e nao consegui passar de mudança... agora reparei no detalhe de deixar de acelerar e so ai tentar meter a mudança
Devil_Archangel 意欲を持つ- Aspirant
Número de Mensagens : 12 Idade : 35 Localização : Leiria/Sintra Ao volante de : Peugeot 106 XSi S1 Data de inscrição : 01/04/2011
Assunto: Re: Dupla Embraiagem Sex Abr 01, 2011 10:12 am
eu penso que o utilizado no video acima nao e dupla eembraagem mas sim outra tecnica de conduçao que eu proprio ja utilizei...
isto e so o que penso, quando estamos em travagem e ja começamos a travar mais tarde e no fim de reduzir, carregar e soltar o pedal da embraiagem faz com que ajude a travar, quando soltam o pedal sem manter a rotaçao, o carro tem tendencia a dar um ''coiçe'' devido a subita mudança de rotaçao, o que pode ajudar a reduzir a velocidade, claro que eu acho que nao se deve utilizar muito isto senao ainda vem parar a caixa ao colo... isto e uma ideia minha de interpretaçao de vidios que tenho visto, e tentando comprovar os mesmos...
Atic 見習い – Apprentice
Número de Mensagens : 112 Idade : 42 Localização : Bombarral Data de inscrição : 07/02/2009
Assunto: Re: Dupla Embraiagem Sex Abr 01, 2011 6:41 pm
Devil_Archangel escreveu:
eu penso que o utilizado no video acima nao e dupla eembraagem mas sim outra tecnica de conduçao que eu proprio ja utilizei...
isto e so o que penso, quando estamos em travagem e ja começamos a travar mais tarde e no fim de reduzir, carregar e soltar o pedal da embraiagem faz com que ajude a travar, quando soltam o pedal sem manter a rotaçao, o carro tem tendencia a dar um ''coiçe'' devido a subita mudança de rotaçao, o que pode ajudar a reduzir a velocidade, claro que eu acho que nao se deve utilizar muito isto senao ainda vem parar a caixa ao colo... isto e uma ideia minha de interpretaçao de vidios que tenho visto, e tentando comprovar os mesmos...
Para esse efeito usa-se o ponta tacão que é uma técnica distinta desta. Se sentires o coice significa que foi mal feito. A ideia é suavizar a travagem, mantendo-a o mais potente possível e sem destabilizar o comportamento do carro em curva.