PureTougeClub
Bem vindo ao fórum Pure Touge Club! Very Happy

Por favor, efectua o teu login, ou então regista-te Wink
PureTougeClub
Bem vindo ao fórum Pure Touge Club! Very Happy

Por favor, efectua o teu login, ou então regista-te Wink
PureTougeClub
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Apenas para verdadeiros apaixonados da filosofia Touge
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 ponta-tacão

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
eirinha
モデレータ - Moderador
eirinha


Masculino Número de Mensagens : 1136
Idade : 39
Localização : Braga
Ao volante de : Honda Civic 1.4 Dual Carb (DX do poder Razz )
Data de inscrição : 04/12/2008

ponta-tacão Empty
MensagemAssunto: ponta-tacão   ponta-tacão Icon_minitimeSáb Mar 28, 2009 3:08 pm

vou colocando alguns exemplos de formas de ponta-tacao que vou encontrando na net e que me pareçam apropriados a colocar ca pois tenho muitos colegas que me perguntam como fazer e tal e coiso porque é jovem...
então vou postar alguns videos.
pena serem em ingles mas quem tiver duvidas no que o ou os interlocutores falam POR FAVOR peçam que eu explico! Wink



este é interessante porque é em camara lenta Very Happy



ando a estudar mais videos.
nao meto tudo o que me aparece.
tento procurar algo que seja curto e conciso e facil de entender.
o mesmo tentarei com outras situações que considere interessantes partilhar.

e quem quiser partilhar que poste tambem! Wink


Um pequeno trecho de texto sobre a técnica.

(não é o mais especifico e completo que encontrei mas para quê complicar muito? se for muito longo ninguem lê Very Happy )

A técnica ponta-tacão é uma técnica de condução avançada, utilizada em condução desportiva.

Permite ao condutor actuar sobre o travão e o acelerador, em simultâneo, com o pé direito, utilizando a ponta esquerda do pé (direito) sobre o travão e a ponta direita do pé (do pé direito) sobre o acelerador.

Esta técnica é utilizada em reduções de caixa acompanhadas de travagem, que permitem manter um regime de motor adequado à velocidade e à mudança engrenada, como por exemplo, na aproximação a uma curva:

- o condutor inicia a travagem para redução de velocidade acompanhada de reduções de caixa (passando por exemplo de 3ª para 2ª) acompanhando cada redução de uma aceleração que manterá a rotação do motor adequada à velocidade do veículo, por forma a evitar bloqueios de rodas provocados por reduções de caixa bruscas ou rápidas (bloqueios de caixa).

Como fazer:

Antes de efectuar o teste, experimente se consegue aplicar o travão com o pé direito e simultaneamente (com a outra parte do pé) utilizar o acelerador. Para este tipo de teste, aconselha-se o uso de sapatos flexíveis de sola de borracha (tipo ténis). Na aproximação a uma curva de estrada, prepare cada redução, mantendo o pé esquerdo a trabalhar normalmente com a embraiagem, e o pé direito aplicado sobre o travão. Antes de engrenar cada mudança, mantenha a rotação do motor adequada para não sentir bloqueios de caixa, utilizando para o efeito o lado direito do pé direito sobre o acelerador.
Arrow texto retirado e adaptado por mim de: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Última edição por eirinha em Ter Mar 31, 2009 5:09 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Alekzei_TK
モデレータ - Moderador
Alekzei_TK


Masculino Número de Mensagens : 531
Idade : 38
Localização : Braga(numa montanha perto de si!)
Ao volante de : Corsa D_emoníaco (ou não...)
Data de inscrição : 09/12/2008

ponta-tacão Empty
MensagemAssunto: Re: ponta-tacão   ponta-tacão Icon_minitimeDom Mar 29, 2009 7:58 am

grande post eirinha!mas a isso ja tu nos habituaste nao e????
vou procurar coisas interessantes pa ca postar!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.puretouge.forumeiros.com
touge_master
意欲を持つ- Aspirant
touge_master


Masculino Número de Mensagens : 63
Idade : 36
Localização : Porto
Ao volante de : Seat Ibiza 1.4 16V
Data de inscrição : 16/01/2009

ponta-tacão Empty
MensagemAssunto: Re: ponta-tacão   ponta-tacão Icon_minitimeDom Mar 29, 2009 8:09 am

Falta explicar para que serve a ponta tacao Wink

Ja entrei em discussoes sobre a ponta tacao noutros foruns, porque muita gente esta enganada quando ao verdadeiro proposito da tecnica.
Muita gente diz que e para evitar o lag em carros com turbo, outros dizem que e para manter a rotacao sempre na faixa ideal durante a curva mas isto nao e verdade, porque uma travagem sendo feita no inicio da curva, e efectuando a ponta tacao, a saida da curva a rotacao ja vai ser completamente independente desta tecnica e relacionada apenas com a velocidade engrenada e a velocidade a que se sai da curva.

A ponta tacao serve apenas e so para equilibrar o carro numa travagem, para tornar a aproximacao as curvas mais soft para reduzir as transicoes de peso.

opinioes?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.kk.pt.vc
eirinha
モデレータ - Moderador
eirinha


Masculino Número de Mensagens : 1136
Idade : 39
Localização : Braga
Ao volante de : Honda Civic 1.4 Dual Carb (DX do poder Razz )
Data de inscrição : 04/12/2008

ponta-tacão Empty
MensagemAssunto: Re: ponta-tacão   ponta-tacão Icon_minitimeDom Mar 29, 2009 12:22 pm

é precisamente para o que uso o ponta tacao Very Happy
tens razao touge master e obrigado pela explicação, eu tive de sair e ao deitar de volta e mcasa lembrei que tinha de colocar a explicação do proposito practico da tecnica Razz rendeer

concordo contigo.
na aproximação a uma curva aproveito para efectuar uma redução de velocidade tentando combinar a velocidade do motor em ponto neutro,doseando o acelerador, para a rotação aproximada que o motor irá fazer assim que solte o pedal de embraiagem na velocidade que foi engrenada por mim.
se fizer uma redução normal o motor vai provocar um "solavanco" tipo coice, se usar o ponta tacão e consigo fazer na perfeição parece que esta a andar sobre carris Very Happy
mas até chegar a esse ponto tive de mandar muito "prego" lol
Ir para o topo Ir para baixo
®_$¡|va
見習い – Apprentice
®_$¡|va


Masculino Número de Mensagens : 315
Idade : 37
Localização : SMA
Ao volante de : autocarros da BoaViagem
Data de inscrição : 16/01/2009

ponta-tacão Empty
MensagemAssunto: Re: ponta-tacão   ponta-tacão Icon_minitimeDom Mar 29, 2009 12:57 pm

ao contrário do que muitos pensam o o H&T tb serve para poupar material... apesar de o rolamento de encosto estar sob pressão mais rotações as anilhas de sincronização quase não vão ter que sofrer desgaste pois a diferença de rotação entre os veios primários e secundários da caixa vai ser mínimo... e um rolamento de encosto é muitas vezes mais barato que um conjunto de anilhas de caixa, para não falar na diferença de mão de obra necessária para a troca de uns e outros... além de que quando se abre a caixa aproveita-se sempre para mudar retentor da cambota e rolamento de encosto (disco e prensa caso se justifique)... Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
http://kk.pt.vc
eirinha
モデレータ - Moderador
eirinha


Masculino Número de Mensagens : 1136
Idade : 39
Localização : Braga
Ao volante de : Honda Civic 1.4 Dual Carb (DX do poder Razz )
Data de inscrição : 04/12/2008

ponta-tacão Empty
MensagemAssunto: Re: ponta-tacão   ponta-tacão Icon_minitimeSeg Mar 30, 2009 5:30 am

agora que o silva falou algo que sempre tentei convencer o pessoal e muito nao acredita!
ao fazer uma redução simples vai haver uma diferença na rotação do motor e da caixa e ha material que vai ter de sofrer para ter de lidar com esse stress.
ao puxarmos as rpm do motor para,pelo menos, uma rpm aproximada da caixa após a redução o stress vai ser quase nulo.

e como o silva falou e bem, se tiver algo de partir que parta pelo que menos prejuizo irá dar Razz
Ir para o topo Ir para baixo
®_$¡|va
見習い – Apprentice
®_$¡|va


Masculino Número de Mensagens : 315
Idade : 37
Localização : SMA
Ao volante de : autocarros da BoaViagem
Data de inscrição : 16/01/2009

ponta-tacão Empty
MensagemAssunto: Re: ponta-tacão   ponta-tacão Icon_minitimeSeg Mar 30, 2009 11:49 am

partir material é cmg... tenho um 205 Laughing (private for denny)
Ir para o topo Ir para baixo
http://kk.pt.vc
Kaux
意欲を持つ- Aspirant
Kaux


Masculino Número de Mensagens : 78
Idade : 39
Localização : Braga
Data de inscrição : 16/01/2009

ponta-tacão Empty
MensagemAssunto: Re: ponta-tacão   ponta-tacão Icon_minitimeTer Mar 31, 2009 4:03 am

Este assunto poderá dar pano para mangas Rolling Eyes

O ponta-tacão é muito útil em carros com tracção traseira pois impede as rodas de bloquear sobre uma redução mais bruta e assim causar desequilíbrio. Num carro de tracção à frente pouco mais será que para poupar material.

Just my 2 cents. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
eirinha
モデレータ - Moderador
eirinha


Masculino Número de Mensagens : 1136
Idade : 39
Localização : Braga
Ao volante de : Honda Civic 1.4 Dual Carb (DX do poder Razz )
Data de inscrição : 04/12/2008

ponta-tacão Empty
MensagemAssunto: Re: ponta-tacão   ponta-tacão Icon_minitimeTer Mar 31, 2009 5:00 am

Kaux escreveu:
Este assunto poderá dar pano para mangas Rolling Eyes

O ponta-tacão é muito útil em carros com tracção traseira pois impede as rodas de bloquear sobre uma redução mais bruta e assim causar desequilíbrio. Num carro de tracção à frente pouco mais será que para poupar material.

Just my 2 cents. Smile
nao so poupa material num carro fwd como tambem te porporciona uma transição de massas muito mais suave! Wink
tenho reparado que o pessoal dos carros turbo (gasolina e diesel) tem dificuldade em poder aproveitar a tecnica, como nao tenho um carro desses nao me pronuncio sobre este assunto em particular.

voltando ao tema da transição de massas.
se fizeres uma redução de caixa normal (sem chamar o motor com o pedal) o motor vai dar um "puxão" para a frente fazendo a traseira muito mais leve, o que, se acontecer quando tas a entrar na linha da curva torna-te a traseira muito mais leve e "rotativa" por assim dizer acabando por vezes se abusarmos um bocado em ficarmos virados no sentido oposto ao que pretendiamos seguir Wink
com a redução de caixa com o ponta tacão essa transição de massas é muito menos acentuada e todo o carro é mais equilibrado de uma forma geral.
além de nao dar o tal efeito puxão as proprias reduções sao muito mais suaves a nivel de trajectoria, nao temos de lutar tanto com o volante.

mais uma vez apenas falo do que me acontece.
cada carro e cada dono tem a sua propria experiencia Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
eirinha
モデレータ - Moderador
eirinha


Masculino Número de Mensagens : 1136
Idade : 39
Localização : Braga
Ao volante de : Honda Civic 1.4 Dual Carb (DX do poder Razz )
Data de inscrição : 04/12/2008

ponta-tacão Empty
MensagemAssunto: Re: ponta-tacão   ponta-tacão Icon_minitimeTer Mar 31, 2009 5:10 am

post inicial complementado com um pequeno texto informativo complementar aos videos Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Kaux
意欲を持つ- Aspirant
Kaux


Masculino Número de Mensagens : 78
Idade : 39
Localização : Braga
Data de inscrição : 16/01/2009

ponta-tacão Empty
MensagemAssunto: Re: ponta-tacão   ponta-tacão Icon_minitimeTer Mar 31, 2009 5:10 am

Segundo o que ainda me lembro é que travagens e reduções deverão ser preferencialmente a direito. Mesmo assim com os carros modernos a embraiagem consegue ser bastante suave se não for largada à bruta..
Ir para o topo Ir para baixo
eirinha
モデレータ - Moderador
eirinha


Masculino Número de Mensagens : 1136
Idade : 39
Localização : Braga
Ao volante de : Honda Civic 1.4 Dual Carb (DX do poder Razz )
Data de inscrição : 04/12/2008

ponta-tacão Empty
MensagemAssunto: Re: ponta-tacão   ponta-tacão Icon_minitimeTer Mar 31, 2009 5:52 am

Kaux escreveu:
Segundo o que ainda me lembro é que travagens e reduções deverão ser preferencialmente a direito. Mesmo assim com os carros modernos a embraiagem consegue ser bastante suave se não for largada à bruta..

sim claro tu fazes a abordagem à curva com o carro o mais direito possivel senao ha desiquilibrios laterais Wink
como o meu carro é tudo menos modernos nao posso falar.

no c4 do meu pai nao me meto em aventuras Wink
Ir para o topo Ir para baixo
®_$¡|va
見習い – Apprentice
®_$¡|va


Masculino Número de Mensagens : 315
Idade : 37
Localização : SMA
Ao volante de : autocarros da BoaViagem
Data de inscrição : 16/01/2009

ponta-tacão Empty
MensagemAssunto: Re: ponta-tacão   ponta-tacão Icon_minitimeTer Mar 31, 2009 4:09 pm

eirinha escreveu:

nao so poupa material num carro fwd como tambem te porporciona uma transição de massas muito mais suave! Wink
tenho reparado que o pessoal dos carros turbo (gasolina e diesel) tem dificuldade em poder aproveitar a tecnica, como nao tenho um carro desses nao me pronuncio sobre este assunto em particular.

...

só se for nos gasolina turninados e nos diesel de última geração... eu nos 205s, Berlingo HDi e Ibiza SDi faço ponta-tacão sem qualquer problema... o único que custa a fazer é o Ibiza e se for de ténis pq n tem espaço para rodar o pé... acabo por fazer à camioneta... tação-ponta... Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
http://kk.pt.vc
Alekzei_TK
モデレータ - Moderador
Alekzei_TK


Masculino Número de Mensagens : 531
Idade : 38
Localização : Braga(numa montanha perto de si!)
Ao volante de : Corsa D_emoníaco (ou não...)
Data de inscrição : 09/12/2008

ponta-tacão Empty
MensagemAssunto: Re: ponta-tacão   ponta-tacão Icon_minitimeTer Mar 31, 2009 4:33 pm

®_$¡|va escreveu:
eirinha escreveu:

nao so poupa material num carro fwd como tambem te porporciona uma transição de massas muito mais suave! Wink
tenho reparado que o pessoal dos carros turbo (gasolina e diesel) tem dificuldade em poder aproveitar a tecnica, como nao tenho um carro desses nao me pronuncio sobre este assunto em particular.

...

só se for nos gasolina turninados e nos diesel de última geração... eu nos 205s, Berlingo HDi e Ibiza SDi faço ponta-tacão sem qualquer problema... o único que custa a fazer é o Ibiza e se for de ténis pq n tem espaço para rodar o pé... acabo por fazer à camioneta... tação-ponta... Laughing

eu sofro desse mal
o meu pe nao cabe, e ate e pequeno!
o maximo k konsigo e a versao de calcar os dois com meio pe em cada um, mas o travao tb e mt levantado, e mts vezes a travagem e excessiva...ando a treinar o meu pe esquerdo, mas pa reduções nao serve!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.puretouge.forumeiros.com
eirinha
モデレータ - Moderador
eirinha


Masculino Número de Mensagens : 1136
Idade : 39
Localização : Braga
Ao volante de : Honda Civic 1.4 Dual Carb (DX do poder Razz )
Data de inscrição : 04/12/2008

ponta-tacão Empty
MensagemAssunto: Re: ponta-tacão   ponta-tacão Icon_minitimeSex Abr 03, 2009 12:51 pm

eu so falo no c4 do meu pai...
tentei uma unica vez.
mas num local a vontade
ao fazer a redução e chamar o motor com o acelerador o carro ainda andou mais pra frente e o espaço de travagem foi ainda mais prolongado que se o fizesse de forma normal.

nao sei se é a electronica manhosa do carro, se é outro qualquer motivo, humano ou mecanico. so sei que é estranho e mal jeitoso Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





ponta-tacão Empty
MensagemAssunto: Re: ponta-tacão   ponta-tacão Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
ponta-tacão
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
PureTougeClub :: Zona Técnica-
Ir para: