Número de Mensagens : 1136 Idade : 39 Localização : Braga Ao volante de : Honda Civic 1.4 Dual Carb (DX do poder ) Data de inscrição : 04/12/2008
Assunto: ponta-tacão Sáb Mar 28, 2009 3:08 pm
vou colocando alguns exemplos de formas de ponta-tacao que vou encontrando na net e que me pareçam apropriados a colocar ca pois tenho muitos colegas que me perguntam como fazer e tal e coiso porque é jovem... então vou postar alguns videos. pena serem em ingles mas quem tiver duvidas no que o ou os interlocutores falam POR FAVOR peçam que eu explico!
este é interessante porque é em camara lenta
ando a estudar mais videos. nao meto tudo o que me aparece. tento procurar algo que seja curto e conciso e facil de entender. o mesmo tentarei com outras situações que considere interessantes partilhar.
e quem quiser partilhar que poste tambem!
Um pequeno trecho de texto sobre a técnica. (não é o mais especifico e completo que encontrei mas para quê complicar muito? se for muito longo ninguem lê )
A técnica ponta-tacão é uma técnica de condução avançada, utilizada em condução desportiva.
Permite ao condutor actuar sobre o travão e o acelerador, em simultâneo, com o pé direito, utilizando a ponta esquerda do pé (direito) sobre o travão e a ponta direita do pé (do pé direito) sobre o acelerador.
Esta técnica é utilizada em reduções de caixa acompanhadas de travagem, que permitem manter um regime de motor adequado à velocidade e à mudança engrenada, como por exemplo, na aproximação a uma curva:
- o condutor inicia a travagem para redução de velocidade acompanhada de reduções de caixa (passando por exemplo de 3ª para 2ª) acompanhando cada redução de uma aceleração que manterá a rotação do motor adequada à velocidade do veículo, por forma a evitar bloqueios de rodas provocados por reduções de caixa bruscas ou rápidas (bloqueios de caixa).
Como fazer:
Antes de efectuar o teste, experimente se consegue aplicar o travão com o pé direito e simultaneamente (com a outra parte do pé) utilizar o acelerador. Para este tipo de teste, aconselha-se o uso de sapatos flexíveis de sola de borracha (tipo ténis). Na aproximação a uma curva de estrada, prepare cada redução, mantendo o pé esquerdo a trabalhar normalmente com a embraiagem, e o pé direito aplicado sobre o travão. Antes de engrenar cada mudança, mantenha a rotação do motor adequada para não sentir bloqueios de caixa, utilizando para o efeito o lado direito do pé direito sobre o acelerador. texto retirado e adaptado por mim de: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Última edição por eirinha em Ter Mar 31, 2009 5:09 am, editado 1 vez(es)
Alekzei_TK モデレータ - Moderador
Número de Mensagens : 531 Idade : 38 Localização : Braga(numa montanha perto de si!) Ao volante de : Corsa D_emoníaco (ou não...) Data de inscrição : 09/12/2008
Assunto: Re: ponta-tacão Dom Mar 29, 2009 7:58 am
grande post eirinha!mas a isso ja tu nos habituaste nao e???? vou procurar coisas interessantes pa ca postar!
touge_master 意欲を持つ- Aspirant
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Assunto: Re: ponta-tacão Dom Mar 29, 2009 8:09 am
Falta explicar para que serve a ponta tacao
Ja entrei em discussoes sobre a ponta tacao noutros foruns, porque muita gente esta enganada quando ao verdadeiro proposito da tecnica. Muita gente diz que e para evitar o lag em carros com turbo, outros dizem que e para manter a rotacao sempre na faixa ideal durante a curva mas isto nao e verdade, porque uma travagem sendo feita no inicio da curva, e efectuando a ponta tacao, a saida da curva a rotacao ja vai ser completamente independente desta tecnica e relacionada apenas com a velocidade engrenada e a velocidade a que se sai da curva.
A ponta tacao serve apenas e so para equilibrar o carro numa travagem, para tornar a aproximacao as curvas mais soft para reduzir as transicoes de peso.
opinioes?
eirinha モデレータ - Moderador
Número de Mensagens : 1136 Idade : 39 Localização : Braga Ao volante de : Honda Civic 1.4 Dual Carb (DX do poder ) Data de inscrição : 04/12/2008
Assunto: Re: ponta-tacão Dom Mar 29, 2009 12:22 pm
é precisamente para o que uso o ponta tacao tens razao touge master e obrigado pela explicação, eu tive de sair e ao deitar de volta e mcasa lembrei que tinha de colocar a explicação do proposito practico da tecnica
concordo contigo. na aproximação a uma curva aproveito para efectuar uma redução de velocidade tentando combinar a velocidade do motor em ponto neutro,doseando o acelerador, para a rotação aproximada que o motor irá fazer assim que solte o pedal de embraiagem na velocidade que foi engrenada por mim. se fizer uma redução normal o motor vai provocar um "solavanco" tipo coice, se usar o ponta tacão e consigo fazer na perfeição parece que esta a andar sobre carris mas até chegar a esse ponto tive de mandar muito "prego" lol
®_$¡|va 見習い – Apprentice
Número de Mensagens : 315 Idade : 37 Localização : SMA Ao volante de : autocarros da BoaViagem Data de inscrição : 16/01/2009
Assunto: Re: ponta-tacão Dom Mar 29, 2009 12:57 pm
ao contrário do que muitos pensam o o H&T tb serve para poupar material... apesar de o rolamento de encosto estar sob pressão mais rotações as anilhas de sincronização quase não vão ter que sofrer desgaste pois a diferença de rotação entre os veios primários e secundários da caixa vai ser mínimo... e um rolamento de encosto é muitas vezes mais barato que um conjunto de anilhas de caixa, para não falar na diferença de mão de obra necessária para a troca de uns e outros... além de que quando se abre a caixa aproveita-se sempre para mudar retentor da cambota e rolamento de encosto (disco e prensa caso se justifique)...
eirinha モデレータ - Moderador
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Assunto: Re: ponta-tacão Seg Mar 30, 2009 5:30 am
agora que o silva falou algo que sempre tentei convencer o pessoal e muito nao acredita! ao fazer uma redução simples vai haver uma diferença na rotação do motor e da caixa e ha material que vai ter de sofrer para ter de lidar com esse stress. ao puxarmos as rpm do motor para,pelo menos, uma rpm aproximada da caixa após a redução o stress vai ser quase nulo.
e como o silva falou e bem, se tiver algo de partir que parta pelo que menos prejuizo irá dar
®_$¡|va 見習い – Apprentice
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Assunto: Re: ponta-tacão Seg Mar 30, 2009 11:49 am
partir material é cmg... tenho um 205 (private for denny)
Kaux 意欲を持つ- Aspirant
Número de Mensagens : 78 Idade : 39 Localização : Braga Data de inscrição : 16/01/2009
Assunto: Re: ponta-tacão Ter Mar 31, 2009 4:03 am
Este assunto poderá dar pano para mangas
O ponta-tacão é muito útil em carros com tracção traseira pois impede as rodas de bloquear sobre uma redução mais bruta e assim causar desequilíbrio. Num carro de tracção à frente pouco mais será que para poupar material.
Just my 2 cents.
eirinha モデレータ - Moderador
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Assunto: Re: ponta-tacão Ter Mar 31, 2009 5:00 am
Kaux escreveu:
Este assunto poderá dar pano para mangas
O ponta-tacão é muito útil em carros com tracção traseira pois impede as rodas de bloquear sobre uma redução mais bruta e assim causar desequilíbrio. Num carro de tracção à frente pouco mais será que para poupar material.
Just my 2 cents.
nao so poupa material num carro fwd como tambem te porporciona uma transição de massas muito mais suave! tenho reparado que o pessoal dos carros turbo (gasolina e diesel) tem dificuldade em poder aproveitar a tecnica, como nao tenho um carro desses nao me pronuncio sobre este assunto em particular.
voltando ao tema da transição de massas. se fizeres uma redução de caixa normal (sem chamar o motor com o pedal) o motor vai dar um "puxão" para a frente fazendo a traseira muito mais leve, o que, se acontecer quando tas a entrar na linha da curva torna-te a traseira muito mais leve e "rotativa" por assim dizer acabando por vezes se abusarmos um bocado em ficarmos virados no sentido oposto ao que pretendiamos seguir com a redução de caixa com o ponta tacão essa transição de massas é muito menos acentuada e todo o carro é mais equilibrado de uma forma geral. além de nao dar o tal efeito puxão as proprias reduções sao muito mais suaves a nivel de trajectoria, nao temos de lutar tanto com o volante.
mais uma vez apenas falo do que me acontece. cada carro e cada dono tem a sua propria experiencia
eirinha モデレータ - Moderador
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Assunto: Re: ponta-tacão Ter Mar 31, 2009 5:10 am
post inicial complementado com um pequeno texto informativo complementar aos videos
Kaux 意欲を持つ- Aspirant
Número de Mensagens : 78 Idade : 39 Localização : Braga Data de inscrição : 16/01/2009
Assunto: Re: ponta-tacão Ter Mar 31, 2009 5:10 am
Segundo o que ainda me lembro é que travagens e reduções deverão ser preferencialmente a direito. Mesmo assim com os carros modernos a embraiagem consegue ser bastante suave se não for largada à bruta..
eirinha モデレータ - Moderador
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Assunto: Re: ponta-tacão Ter Mar 31, 2009 5:52 am
Kaux escreveu:
Segundo o que ainda me lembro é que travagens e reduções deverão ser preferencialmente a direito. Mesmo assim com os carros modernos a embraiagem consegue ser bastante suave se não for largada à bruta..
sim claro tu fazes a abordagem à curva com o carro o mais direito possivel senao ha desiquilibrios laterais como o meu carro é tudo menos modernos nao posso falar.
no c4 do meu pai nao me meto em aventuras
®_$¡|va 見習い – Apprentice
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Assunto: Re: ponta-tacão Ter Mar 31, 2009 4:09 pm
eirinha escreveu:
nao so poupa material num carro fwd como tambem te porporciona uma transição de massas muito mais suave! tenho reparado que o pessoal dos carros turbo (gasolina e diesel) tem dificuldade em poder aproveitar a tecnica, como nao tenho um carro desses nao me pronuncio sobre este assunto em particular.
...
só se for nos gasolina turninados e nos diesel de última geração... eu nos 205s, Berlingo HDi e Ibiza SDi faço ponta-tacão sem qualquer problema... o único que custa a fazer é o Ibiza e se for de ténis pq n tem espaço para rodar o pé... acabo por fazer à camioneta... tação-ponta...
Alekzei_TK モデレータ - Moderador
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Assunto: Re: ponta-tacão Ter Mar 31, 2009 4:33 pm
®_$¡|va escreveu:
eirinha escreveu:
nao so poupa material num carro fwd como tambem te porporciona uma transição de massas muito mais suave! tenho reparado que o pessoal dos carros turbo (gasolina e diesel) tem dificuldade em poder aproveitar a tecnica, como nao tenho um carro desses nao me pronuncio sobre este assunto em particular.
...
só se for nos gasolina turninados e nos diesel de última geração... eu nos 205s, Berlingo HDi e Ibiza SDi faço ponta-tacão sem qualquer problema... o único que custa a fazer é o Ibiza e se for de ténis pq n tem espaço para rodar o pé... acabo por fazer à camioneta... tação-ponta...
eu sofro desse mal o meu pe nao cabe, e ate e pequeno! o maximo k konsigo e a versao de calcar os dois com meio pe em cada um, mas o travao tb e mt levantado, e mts vezes a travagem e excessiva...ando a treinar o meu pe esquerdo, mas pa reduções nao serve!
eirinha モデレータ - Moderador
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Assunto: Re: ponta-tacão Sex Abr 03, 2009 12:51 pm
eu so falo no c4 do meu pai... tentei uma unica vez. mas num local a vontade ao fazer a redução e chamar o motor com o acelerador o carro ainda andou mais pra frente e o espaço de travagem foi ainda mais prolongado que se o fizesse de forma normal.
nao sei se é a electronica manhosa do carro, se é outro qualquer motivo, humano ou mecanico. so sei que é estranho e mal jeitoso